Ideias e reflexões para a Hive BR

Dias atrás o perfil @hive-br publicou o post - A Brazilian Prose: For difficult times, Hive please - sobre o momento que a comunidade de brasileiros está vivendo nestes tempos de desvalorização das criptomoedas. Além de destacar que já temos excelentes exemplos (quase embaixadores) como o @shiftrox e o @wiseagent, deixei o seguinte comentário:

Se pensarmos bem a Hive, mesmo antes do hardfork, além de rede social com crypto foi pioneira em stablecoin e deFi, talvez valha a pena tentar elaborar um discurso para atrair novos usuários e simpatizantes. (...) Lembro que no começo da web3 diziam que as comunidades eram compostas pelo trio: builders - devs - investors. Na hora de atrair gente nova o ideal seria tentar equilibrar estas 3 características tb, uma ajuda e rentabiliza a outra.

Coincidência ou não, a @tekabybrazil voltou a publicar com frequência e publicou: Uma colmeia não produz mel pensando no preço do pote no mercado. A autora pergunta "somos uma comunidade de mentes ou apenas um balcão de corretores?" Deixei um reply parabenizando a analogia com as abelhas e defendendo que vale a pena estudar novos argumentos na hora de atrair usuários e simpatizantes pra Hive, não focando apenas nas recompensas. O @fernandosoder comentou que para ele o mais importante é que aqui podemos ser dono da própria conta. Podemos postar o que quiser que não vamos perdê-la.

Ontem o @igormuba publicou em inglês - (freestyle rant) Investor reliance and DHF treasury trap: Opt-in ads, subscriptions and paid reddit-style awards would not be the end of the world for Hive. DHF devs and witnesses need liquidity, not a zero sum game - listando várias sugestões e ideias para evitar as instabilidades em depender do preço dos tokens Hive. Comentei que poderíamos começar a testar algumas das propostas em um frontend da Hive Brasil, como o pessoal do @skatehive, que a @blessskaeshop faz parte, que tem sua interface própria em https://skatehive.app

Na conversa foi dito que existe um projeto iniciado em https://www.hivebr.app cujo código o @mengao compartilhou em: https://github.com/hive-br/mycommunity O @tokenizedsociety e o @gwajnberg alertaram que os brasileiros ainda são poucos, dificultando qq efeito e iniciativa. Acho correto e uma solução para isso seria atrair mais investidores para a comunidade, aproveitando a baixa das cotações para adquirir mais Hive Power. Além disso termos um frontend em português brasileiro pode ajudar a atrair novos integrantes.

Openclaw e Agentes de IA

Para ilustrar este post inclui no desenho o mascote símbolo do Openclaw, juntos com a representação das abelhas brasileiras Jataí e Mandaçaia. O Openclaw é a nova febre dos agentes de IA, desta vez em código aberto, infra local e supostamente com mais memória (guardando o histórico de interações) e iniciativa (faz as coisas antecipadamente, sem aguardar ordens).

Estes agentes estão chamando bastante atenção, vi que alguns hivers até já começaram a configurar os seus: Writing a Post with OpenClaw. No LinkedIn, o Gustavo Machado analisou a rede social (Moltbook) criada para os agentes de IA - Moltbook - As Lições das Redes Sociais de IA que Líderes e Conselhos Deveriam Debater! - onde contou sobre o Algoritmo de Colônia de Abelhas Artificial (ABC - Artificial Bee Colony). No artigo o Gustavo descreve:

A inteligência da colmeia não está em nenhuma abelha individual. Está na coordenação.

De repente podemos integrar agentes de IA, proativos e autônomos e com suas próprias carteiras de criptomoedas, integrados a um futuro eventual frontend da Hive para os brasileiros, com estes robôs ajudando a fazer o onboard, tirar dúvidas, distribuir recompensas, organizar gincanas, memes, etc.

Lembrando que já tivemos o robô @pixbee, lançado pelo @vaipraonde 2 anos atrás - PixBee Bot - Not just another HIVE Bot - part1 - que teve que ser descontinuado por conta das novas regras para o Pix, mas cuja ideia se encaixaria perfeitamente em uma interface brasileira para a blockchain da Hive.

Valeu! Saúde, sucesso e boa sorte mais uma vez!!

PS: A imagem do post faz parte do "Desafio desenhando (quase) todo dia no Ipad". Quem quiser acessar os desenhos e ilustrações já publicados, criei a pg https://bit.ly/desenhandonoipad parte do projeto que esta arte faz parte e que comentei aqui em Cérebro Aberto, anotações e links compartilhados de forma aberta e colaborativa em web 3.

Posted Using INLEO



0
0
0.000
19 comments
avatar

Que post diferenciado!

0
0
0.000
avatar

Valeu! Estou juntando as propostas e ideias no meu wiki Cérebro Aberto e com o tempo vou publicando resumos e evoluções das conversas iniciadas nos posts acima.

0
0
0.000
avatar

Que post arretado!

Temos ótimas alternativas para crescer, não restam dúvidas. O que eu penso faltar é uma maior integração entre todas essas ideias para convergir no mesmo resultado.

0
0
0.000
avatar

Valeu! Já sabendo que existe um repositório no Github é um começo, de repente as integrações e realizações comecem a ser postas em prática por voluntários. Mas conforme as conversas iniciadas nos diferentes posts que mencionei acima forem evoluindo podem surgir tb ideias de como recompensar melhor quem contribui.

0
0
0.000
avatar

post muito legal, nivel profissional. eu concordo com tudo e claro, discordando.
desde o inicio eu tentei fazer onboard dos amigos e conhecidos. quando chega na parte de ter que escrever perdemos 90% deles. os 10% que criam a conta desistem nos primeiros meses. Talvez seja cultura, talvez porque "todos meus amigos estao no insta" ou porque ainda nao esta na moda. ai sim os brasileiros vai se interessar. Nao querendo generalizar, ja que nossa comunidade aqui é grande, mas generalizando sim porque vivi isso.

Alguma redes sociais gostam dos BOTs, a Hive nao. e vou falar, antes eu nao entendia muito bem, ja que "estava na moda". mas agora eu entendo e adoro ter Hive para ler um post que nao foi escrito por um robo. pelo menos assim, imaginamos. cada vez esta mais dificil saber se sim ou se nao. mas vamos acreditar que vamos talvez ser um refugio para ler e conversar com humanos e nao com robos.

realmente alguns robos ajudam, como minha querida pixbee. mas ai entra o gov e em vez de colaborar, atrapalha como sempre.

mas sua idea eh maravilhosa, eh isso, total!

0
0
0.000
avatar
(Edited)

Valeu! Acho que a curva de aprendizado e desistência é realmente ingrata, por isso deveria ter um equilíbrio melhor entre a proporção de quem vem pra compartilhar conteúdo, desenvolver ferramentas ou investir. Sobre o uso de agentes de IA, de repente a comunidade Hive BR pode usar através de outras interfaces no Discord ou Whatsapp (parece que o Openclaw permite isso), ou apenas em eventual futuro frontend em português, deixando a presença/registro na blockchain da Hive apenas para os humanos. De qq forma estou anotando as ideias e sugestões comentadas nos posts citados e de tempos em tempos vou compartilhando resumos e acompanhamento das propostas.

0
0
0.000
avatar

@vaipraonde @wagnertamanaha Realmente temos um grande desafio, eu já chamei muita gente também que entra e na hora de escrever vira um problema, porque ninguem quer escrever e tal, as pessoas querem facilidades, então o que pensei e comentei a um tempo foi sobre facilitar tudo, fazer da hive e a web3 um espelho da web2.

A ideia que eu tenho é meio o que o snapie ja fez: https://www.snapie.io/, postar videos curtos, imagens e inclusive da pra enviar voz por esse frontend criado pelo meno.

A minha ideia era simplificar tudo, começando pela criação de conta, tentar fazer algo com que a pessoa coloque um email ou numero de telefone e assim o frontend e o seu codigo criasse a conta, poderia usar tokens de criação meu, da hivebr de qualquer pessoa, simplesmente mascarando toda aquela dificuldade e criando a conta.

Depois disso, nosso front poderia ser algo mais focado em snaps, fotos e videos, tipo o snapie, mas ai precisaríamos fazer tudo ficar bem simples, tipo o frontend do liketu e claro, espelhando por exemplo o instagram e tiktok que são as redes web2 mais utilizadas.

Acho que se a gente conseguir diminuir esse começo com a criação de conta e sair bastante do texto e focar em imagens e videos, pode dar certo.

0
0
0.000
avatar

Skatehive está indo nesse caminho.

Eu sou contra, acho que se quiser hive tem que aprender a guardar as chaves.
Depois perde e chora. Rsrs

0
0
0.000
avatar

Mas poderia haver alguma lugar lá, opção que depois da pessoa entrar, ela pode simplesmente clicar e aparecer as chaves dela ou algo assim, fazer uma sessão de conta ou algo assim

0
0
0.000
avatar

Eh, tipo deixar suas chaves na nuvem. rsrs

0
0
0.000
avatar

Video realmente é o formato preferido, não sei se seria necessário prever espaço em disco para hospedar os arquivos e se isso aumentaria os custos de manutenção. De qq forma, seria legal manter a opção por texto, inclusive longos como os artigos no X e no Reddit. Como diferencial diante das outras redes, o conteúdo em video poderia ser facilitado com IA, como os videos do Sora ou os filtros do Snap. Valeu!

0
0
0.000
avatar

Post Top. O x da questão é usuários e crescimento sustentável.

untitled.gif

0
0
0.000
avatar

Ficou bacana mesmo, bom poder conversar e trocar uma ideia

0
0
0.000
avatar

Valeu! Sim, acredito tb que o número de usuários deve ser equilibrado entre buiders/creators - devs - investors. Este último é mais difícil mas ajuda a contrabalançar com curadoria e recompensas aos autores, em troca de uso e direcionamento do conteúdo e eventual valorização dos tokens. Exemplos como as comunidades Hive Food e Worldmappin, que geram bastante conteúdo útil com recompensas razoáveis podem ser um caminho.

0
0
0.000
avatar

Se for crescendo aos poucos os próprios creators acabam se tornando investors também, o que é bom. Então foco o foco em crescer a comunidade e retenção dos usuários já resolve dois pontos e para os devs é um paraíso, porque como não tem taxa, eles podem fazer os tests direto na rede principal, não usam test net e não se preocupam do projeto ficar insustentável porque a taxa de gás aumentou.

0
0
0.000
avatar

Representante da Hivebr? temos entre os top desenvolvedores da Hive hoje em dia...
image.png

0
0
0.000
avatar

Legal saber, os colegas latinos estão mais avançados, de repente vale a pena participarmos com mais influência nos projetos já iniciados, eu por exemplo compartilho ideias de mkt e divulgação na comunidade Hive Loving (criada por venezuelanos, acho). O problema seria usar o espanhol ou inglês como língua principal. restringindo novos usuários brasileiros menos poliglotas. Valeu!!!

0
0
0.000
avatar
(Edited)

O mengao ali na foto bgr… agora falando serio… no discord tem varias ideias e michupa e rimurutempest tao buscando parcerias ativamente ( vortac por exemplo e comunidade japonesa mais recentemente). As vezes os usuarios mais ativos na chain nao sao relativamente os que fazem mais pela hivebr

0
0
0.000